fotografias com histórias

Amália Rodrigues, 1971. "É a diva. Parece uma cena de cinema".

Trabalhos de Eduardo Gageiro.


Carlos Paredes, 1988. "O Carlos nasceu no mesmo dia que eu, apesar da diferença de idade. Esta fotografia é de um passeio que fizemos junto ao Tejo e saiu numa capa de um CD dele".

Eunice Muñoz, 1966. "Fiz esta fotografia para o Século Ilustrado, a seguir a um ensaio geral. Pedia para dizerem uma cena só para mim. Isso é que era sorte".

Ferreira de Castro, 1968. "Foi tirada num hotel em Sintra, onde vivia uma temporada por ano".

Gilbert Bécaud, 1966. "Ele não tocava nada. É uma fotografia nos bastidores por brincadeira".

Gina Lollobrigida, 1968. "Foi numa festa da Quinta Patiño. Vi um carro entrar e entrei. Acabei entregue ao segurança".

Grace Kelly e Rainha Vitória, 1967. "Foi uma fotografia fácil, para a revista Eva".

Jaime Cortesão, 1962. "Não há muitas fotografias dele, por isso escolhi esta para a exposição".

Jorge de Sena, 1970. "Era um homem amargurado e isso transparece na fotografia. Tinha desgosto de não ser reconhecido em Portugal".

José Gomes Ferreira, 1982. "Após a entrevista, já numa conversa informal, na conversa com o jornalista, apanhei-o assim".

José Régio, 1968. "Estava a convalescer de uma cirurgia num hotel do Rossio. Insisti para tirar esta fotografia".

José Cardoso Pires, 1984. "É uma fotografia de intimidade. Éramos grandes amigos".

António Spínola, 1974. "É a fotografia premiada pela World Press Photo em 1975".

Maria João Pires, 2000. "Conheci-a era uma menina precoce, com sete ou oito anos".

Maria Lamas, 1976. "Só depois do 25 de Abril é que veio para Portugal, daí a data da fotografia".

Mário Cesariny, 1963. "Foi na altura do grupo do Café Gelo".

Miguel Torga, 1985. "Em casa de um médico seu amigo, de meias, é invulgar. Não me quis dar um autógrafo num livro dele".

Orson Welles. "Era quase impossível de fotografar. Consegui duas fotografias no Guincho".

Raul Solnado, 1966. "Dois dias antes da inauguração da Ponte 25 de Abril. Foi capa do Século Ilustrado".

Rosa Ramalho, 1968. "Foi para o Século Ilustrado, num stand de artesanato do Museu de Arte Popular".

Rudolf Nureyev. "É uma das mais difíceis. Não queria ser fotografado. Esperei por ele e escolhi este enquadramento".

Salazar, 1962. "O Rosa casaco tem uma parecida, mais próxima. Ele estava sempre de olho em mim".

Sammy Davis, 1967- "É fotojornalismo puro e a luz era fantástica. Ele era muito expressivo".

Sofia de Melo Breyner, 1964. "É uma fotografia já exposta, com os carrinhos do Miguel (Sousa Tavares) no parapeito da janela".
Sylvie Vartan, 1965. "Foi tirada no Teatro Monumental graças ao Vasco Morgado".

Vieira da Silva e Arpad Szenes, 1970. "Estavam em casa de familiares em Loures, ela muito revoltada com o país".

Comentários

abel dias disse…
Devo andar distraído,ou então tenho enveredado por outras "ruas", que me desviam de trajetos como este, onde agora chegue. Morada de como lhe chamam "Almas Passadas", mas que vivem aqui, tão de perto, que só posso dizer seguramente que: são acidentes virtuais de percurso, que me levaram em boa hora a esta morada, onde sem bater à porta entrei sem cortesias, para reencontrar tantos velhos amigos..sem idade como estas fotos do Eduardo. Mais vale tarde que nunca, ora ai está .. Valeu o encontro ..ate mais ver, e com um abraço, a mim sabe-me sempre muito bem. Abel Dias

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