por andas tu, romeiro?


Por Sérgio Lavos

Sinto falta das aparições de Paulo Portas nos telejornais do tempo de Sócrates, logo a seguir a 2 ou 3 notícias de crimes. Tenho saudades daquela indignação sentida, do dedo em riste, pedindo mais polícia e mais segurança. Por onde é que ele anda, agora que, para além de qualquer dúvida, os roubos, os assaltos e mesmo os crimes mais violentos vão tomando conta do quotidiano deste país empobrecido? Ainda bem que em tempos um ministro do Mar qualquer investiu na compra de dois submarinos e de alguns tanques Panzer. Se não fosse isso, e as cidades já tinham sido tomadas por meliantes...

Comentários

Anónimo disse…
O Jornalista entrevistou o Romeiro em verso, ao que este, sendo filho de gente letrada, não deixou de responder do mesmo modo, aqui segue a entrevista, que se pode considerar a canção do Romeiro:
O ROMEIRO
Por andas tu ó romeiro
não te vejo e desatino
corres o mundo inteiro
ai nesse teu submarino!?
-
e não te vejo nas feiras
não te vejo nos jornais
foste ver as belas freiras
por isso não vens mais?
-
diz-me porque não vens
porque já não dás a cara
e será que tu já não tens
um dom de política rara?
-
ministro d'estrangeiros
ai é o meu cargo actual
anda a ver os vespeiros
já os defende Portugal!
-
e eu tive que ir ao Irão
por culpa de Inglaterra
os submarinos não vão
ai bombarder esta terra!
-
eu ti ver qu'ir aos States
tive de ir ao Afeganistão
e tive que ir aos Kwaits
a emirados que tudo dão!
-
e eu tive que ir à Líbia
ao Vaticano fui ver Papa
levei caneladas na tíbia
delas ninguém s'escapa!
-
eu também fui a Angola
fui falar com o Eduardo
e o que mais me consola
foi querer aliviar o fardo!
-
eu também fui ao Brasil
falar à Presidenta Dilma
que é a Presidenta gentil
todo mundo lá nos filma!
-
eu tive de ir a Marrocos
ver as batatas e o feijão
que agora aqueles loucos
dizem ser sua produção;
-
andei no meu submarino
e dele sou o comandante
zelo lá pelo nosso destino
dele cá eu sou o garante!
-
Eugénio dos Santos

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!